Processos de Software: o que você precisa saber (2023)

Você está começando na área de ES e não faz ideia do que são processos de software? Você só vai precisar de 6 minutos aqui.

Processos de Software: o que você precisa saber (1)

O que é processo de software?

Um processo de software é uma sequência de atividades que são realizadas durante a produção de um software. Existem quatro atividades fundamentais que são comuns a todos os processos de software:

(Video) Processo de desenvolvimento de software

Um processo de software é uma sequência de atividades que são realizadas durante a produção de um software. Existem quatro atividades fundamentais que são comuns a todos os processos de software:

  1. Especificação. Aqui, os clientes e engenheiros de software definem os requisitos (condições, exigências) que o sistema a ser produzido deverá cumprir e quais as restrições quanto ao seu funcionamento.
  2. Desenvolvimento. O software é projetado e programado.
  3. Validação. O software é verificado e testado para garantir que possui o que o cliente exige.
  4. Evolução. O software é modificado para atender novos requisitos do cliente e exigências do mercado.

Todos os processos seguem o modelo acima?

Sim, todos os processos contêm as atividades acima, mas não somente elas. Para descomplicar, os processos são representados como modelos, e existem vários. Cada modelo representa um processo de uma perspectiva particular, e, portanto, difere-se do outro em muitos aspectos. Em outras palavras, um modelo é como uma estrutura de processo de software que pode ser ampliado e adaptado para criar processos de engenharia de software mais específicos. Exemplos de modelos de processos de software mais conhecidos, que serão tratados aqui, são:

  1. Modelo em cascata. Nesse modelo, as atividades principais são consideradas como fases separadas seguindo uma ordem estrita, formando uma cascata (origem de seu nome) ou o ciclo de vida do software.
  2. Desenvolvimento Incremental. Nessa abordagem, as atividades de especificação, desenvolvimento e validação são intercaladas. O desenvolvimento do sistema gera uma série de versões (incrementos), onde cada versão adiciona uma nova funcionalidade à versão anterior.
  3. Engenharia de software orientada à reutilização. A base dessa abordagem é a existência de um número significativo de componentes reutilizáveis, tornando o processo de desenvolvimento do sistema mais focado na integração desses componentes do que no desenvolvimento do zero.

Vamos aos modelos!

Modelo Cascata

As principais etapas do modelo em cascata (Figura 1) são:

  1. Análise e definição de requisitos. As funcionalidades, serviços e restrições são definidas em conjunto com o cliente ou com os usuários do sistema. Eles são então refinados e detalhados para gerarem uma especificação do sistema.
  2. Design de sistema. O processo de design considera os requisitos de hardware e/ou de software e estabelece uma arquitetura geral do sistema. O design de software envolve identificar e descrever as abstrações fundamentais do sistema e seus relacionamentos.
  3. Implementação e testes unitários. Durante esta etapa, pequenas unidades individuais do programa são implementadas. O teste de unidade verifica se cada unidade atende à sua especificação.
  4. Integração e teste do sistema. As unidades individuais do programa são integradas e testadas como um sistema completo para garantir que os requisitos de software tenham sido atendidos. Após o teste, o sistema de software é entregue ao cliente.
  5. Operação e manutenção. Provavelmente essa é a fase mais longa do ciclo de vida do software. O sistema é instalado e utilizado. A manutenção envolve a correção de erros que não foram descobertos em estágios anteriores do ciclo de vida, melhoria na implementação de unidades do sistema e aprimoramento dos serviços do sistema à medida que novos requisitos aparecem.
Processos de Software: o que você precisa saber (2)
(Video) 🔴 Como Ser Um Desenvolvedor de Software? - Tudo Sobre a Profissão Desenvolvedor de Software.

Nesse modelo, a fase seguinte não deve começar até que a fase anterior tenha terminado. Embora que, na prática, esses estágios se sobrepõem e alimentam informações entre si. O processo de software não é um modelo linear simples, mas envolve feedback de uma fase para outra. Os documentos produzidos em cada fase podem ser modificados para expor as mudanças feitas. O modelo cascata é um exemplo de um processo orientado pelo plano: em princípio, você deve planejar e agendar todas as atividades do processo antes de começar a trabalhar nelas.

Modelo Incremental

O modelo incremental se baseia na ideia de desenvolver uma implementação inicial do sistema, deixando-a para o cliente analisar e comentar, e várias versões subsequentes até que o sistema fique adequado, gerando a versão final (Figura 2). Especificação, desenvolvimento e validação são intercaladas e não separadas, com um feedback rápido entre as atividades.

Processos de Software: o que você precisa saber (3)

O desenvolvimento incremental de um software, que é uma parte fundamental das abordagens ágeis, é melhor do que o modelo em cascata para a maioria dos negócios, e-commerce e sistemas pessoais. O desenvolvimento incremental reflete a maneira como resolvemos problemas. Raramente chegamos a uma solução concreta para o problema de uma única vez, mas realizamos uma série de etapas em direção à solução, retrocedendo quando percebemos que cometemos um erro.

(Video) Processos de Desenvolvimento de Software

É mais fácil fazer alterações enquanto o software está em desenvolvimento. Cada incremento ou versão do sistema incorpora algumas das funcionalidades necessárias ao cliente. Geralmente, os primeiros incrementos do sistema incluem a funcionalidade mais importante ou urgente.

Além disso, o cliente pode ter acesso ao sistema em seu estágio inicial e avaliar se ele possui o que foi pedido. Se algo estiver incorreto, somente o incremento atual deve ser alterado e, caso haja novas funcionalidades, devem ser atendidas nos incrementos posteriores.

O desenvolvimento incremental tem três vantagens importantes em comparação com o modelo em cascata:

  1. O custo de acrescentar mudanças nos requisitos do cliente é reduzido. A quantidade de análise e documentação que precisa ser refeita é muito menor do que com o modelo em cascata.
  2. É mais fácil obter feedback do cliente sobre o trabalho desenvolvido. O cliente pode comentar sobre as demonstrações do software e ver o quanto foi implementado, ao invés de avaliar o progresso dos documentos de design de software, como seria se fosse com o de cascata.
  3. É possível ter uma entrega e implantação mais rápida de softwares úteis, mesmo que todas as funcionalidades não tenham sido incluídas. Os clientes podem usar e obter valor do software mais cedo do que é possível com um processo em cascata.

Engenharia de software orientada à reutilização

A reutilização de software se baseia na programação modular, onde pequenos sistemas são reutilizados para criar a aplicação final, ou seja, procedimentos, funções e classes pré existentes (criadas ou não por terceiros) servirão para montar um novo sistema.

Na maioria dos projetos de software, há alguma reutilização do código. Geralmente, essa reutilização ocorre informalmente. Por exemplo, quando as pessoas que trabalham em um novo projeto conhecem projetos ou códigos semelhantes ao que é requisitado, eles procuram por esses códigos, modificam conforme necessário e os incorporam ao sistema. Essa reutilização informal ocorre independente do processo de desenvolvimento usado.

(Video) Processo de Teste de Software (Tradicional)

A engenharia de software orientada à reutilização tem o objetivo de especificar como o reuso de pequenos módulos (chamados componentes) deve ser feito para garantir maior confiabilidade, reduzir a quantidade de software a ser desenvolvido e riscos de processo, aumentar a velocidade de produção e realizar a entrega do produto mais rapidamente.

Um modelo que representa o processo geral da engenharia de software orientada à reutilização é mostrado na Figura 3.

Processos de Software: o que você precisa saber (4)

Em comparação com os outros processos de software, os estágios da especificação de requisitos e de validação são semelhantes, porém os estágios intermediários são diferentes. Eles são:

(Video) Ciclo de Vida de Software e Processos de Software - 02 - CESPE/Cebraspe

  1. Análise de componentes. Dada a especificação de requisitos, é feita uma pesquisa sobre os componentes que satisfazem essa especificação. Normalmente, não há uma combinação de componentes que atenda exatamente à especificação e aqueles que podem ser usados ​​fornecem apenas algumas das funcionalidades necessárias.
  2. Modificação de requisitos. Durante este estágio, os requisitos são analisados ​​usando as informações dos componentes que foram definidos na fase anterior. Eles podem ser modificados para se adequar aos componentes disponíveis. Quando algum requisito não pode ser modificado, a atividade de análise de componentes pode ser revisada para procurar soluções alternativas.
  3. Design de sistema com reutilização. Nessa fase, a estrutura do sistema é projetada ou uma já existente é reutilizada. Os designers levam em conta os componentes que serão reutilizados e organizam a estrutura para atender a isso. Novos softwares podem precisar ser projetados quando não houver componente adequado.
  4. Desenvolvimento e integração. Durante essa fase, são desenvolvidos os códigos que não foram adquiridos externamente e os componentes e sistemas COTS são integrados para criar o novo sistema.

Uma desvantagem desse modelo é que nem sempre há a adequação ideal dos componentes aos requisitos ​​e isso pode levar a um sistema que não atenda às reais necessidades do cliente. Além disso, as novas versões dos componentes reutilizados podem não estar sob o controle da organização que as utiliza, prejudicando em algum ponto a evolução do sistema.

FAQs

Quais os processos de um software? ›

Existem diversos processos de desenvolvimento de software, no entanto há algumas atividades básicas comuns à grande parte dos processos existentes, nesse artigo será descrito algumas dessas atividades, como: Levantamento de requisitos; Análise de Requisitos; Projeto; Implementação; Testes; Implantação.

O que preciso saber para desenvolver um software? ›

Desenvolvimento de software: 6 passos para criar um software de sucesso Confira os passos para ter sucesso no desenvolvimento de um software.
  1. Reunião com Cliente. ...
  2. Especificação de Requisitos. ...
  3. Proposta de desenvolvimento. ...
  4. Reuniões de planejamento e feedback. ...
  5. Cadeia de processos. ...
  6. Manutenção e atualizações.
Aug 8, 2019

Quais os 3 principais modelos de processo de software? ›

Temos um conjunto de três modelos de processo especializado, são eles: Modelo Desenvolvimento baseado em componentes, Modelo de métodos formais e o Desenvolvimento de software orientado a aspectos.

Quais são as características de um processo de software? ›

Na definição de um processo de software devem ser consideradas as seguintes informações: atividades a serem realizadas, recursos necessários, artefatos requeridos e produzidos, procedimentos adotados e o modelo de ciclo de vida utilizado [3].

Quais são as 4 atividades fundamentais para a engenharia de software? ›

Com vimos, segundo os ensinamentos de Sommerville, as quatro atividades que devem estar incluídas em qualquer processo de software são: especificação, projetos e implementação, validação e evolução.

O que é um processo de software? ›

Entende-se por processo de desenvolvimento de software um conjunto de procedimentos estratégicos e organizados com o propósito de arquitetar, desenvolver e testar o software. Além de prestar manutenção para garantir seu bom funcionamento, claro.

Quais são as habilidades exigidas para desenvolvedor de software? ›

Quais as habilidades comportamentais, ou soft skills de um desenvolvedor?
  • Bom relacionamento interpessoal para o trabalho em equipe.
  • Boa comunicação, ou seja, saber se comunicar com clareza e assertividade.
  • Ser proativo.
  • Ser resiliente e flexível.
  • Organização.
  • Capacidade analítica e de resolução de problemas.
Jul 19, 2022

Qual é a função de um software? ›

Um software é um serviço computacional utilizado para realizar ações nos sistemas de computadores. Ou seja: Um software é todo programa presente nos diversos dispositivos (computadores, celulares, televisores, entre outros).

Quais são os tipos de requisitos de software? ›

Na literatura temos 2 tipos de Requisitos de Software: os Funcionais – RF (o que o sistema deve fazer) e os Não funcionais – RNF (descreve as características de qualidade). Porém, essa classificação é muito genérica e dificulta o correto detalhamento do que o sistema deve fazer.

O que é UML qual é sua finalidade? ›

UML é um acrônimo para a expressão Unified Modeling Language. Pela definição de seu nome, vemos que a UML é uma linguagem que define uma série de artefatos que nos ajuda na tarefa de modelar e documentar os sistemas orientados a objetos que desenvolvemos.

Quais os tipos de devs? ›

Conheça agora as principais áreas em que você pode trabalhar:
  • 1 – Desenvolvimento Front-end. O desenvolvedor front-end é responsável pelo desenvolvimento da interface com o usuário. ...
  • 2 – Desenvolvimento Back-end. ...
  • 4 – Desenvolvimento Desktop. ...
  • 5 – Desenvolvimento Web. ...
  • 7 – Desenvolvimento de Jogos.

Quais são os quatro principais atributos que todos os produtos de software devem ter? ›

Quatro atributos importantes são a capacidade de manutenção, confiabilidade, desempenho e usabilidade.

Quais as principais tarefas do software básico? ›

Software Básico

É um conjunto de programas que define o padrão de comportamento do equipamento, tornando-o utilizável, ou seja, são os programas usados para permitir o funcionamento do hardware.

Quais os cinco princípios básicos da Engenharia de Software? ›

Princípios
  • Rigor e Formalidade;
  • Separação de Interesses;
  • Modularidade; Alta Coesão; Baixo Acoplamento.
  • Abstração;
  • Antecipação a Mudanças;
  • Generalidade;
  • Incrementação;
  • Requisitos de Software.

Qual a diferença entre processo e projeto de software? ›

Em suma, um projeto é um esforço que deve ser entregue dentro de um prazo especificado e visa entregar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Por outro lado, um processo é um procedimento executado em uma sequência de etapas que produzirá um resultado recorrente.

O que é preciso para ter agilidade em um processo de software? ›

Como entregar um software com agilidade requer que seus gestores estejam totalmente integrados à proposta. Eles precisam saber cada detalhe dela e quais as principais mudanças. É preciso explanar os benefícios que a implantação da cultura do DevOps poderá trazer, como isso tornará os processos ágeis.

O que é um processo de software por que ele é importante? ›

Um Processo Software é um conjunto de atividades, parcialmente ordenadas com a finalidade de obter um produto de software e é considerado um dos principais mecanismos para se obter um software de qualidade(Wikipédia).

O que é necessário para desenvolver um sistema? ›

Para criar um sistema o programador precisa aprender a linguagem que mais se adapte ao problema. Por exemplo, para fazer uma página Web: Python, Ruby, HTML e JavaScript são boas alternativas. Para fazer um sistema que rodará no seu computador: Delphi, Java, Python e C + + são as melhores.

Quais são as 5 fases do projeto? ›

O ciclo de vida do projeto é dividido em cinco fases de gestão de projeto: iniciação, planejamento, execução, monitoramento, encerramento. Essas fases são o roteiro conforme você e equipe realizam projetos complicados.

Quais as 5 etapas do planejamento? ›

5 principais etapas do Planejamento Estratégico e sua implementação
  1. 1 – Missão, Visão e Valores. ...
  2. 2 – Análise dos ambientes interno e externo. ...
  3. 3 – Definição de metas e objetivos. ...
  4. 4 – Definição do plano de ação. ...
  5. 5 – Mensuração e acompanhamento de resultados.
Mar 7, 2022

Quais são os pilares da qualidade de software? ›

No entanto, a consideração desses três pilares – qualidades funcional, estrutural e de processo – enfatizam os maiores pontos de atenção e as estratégias que idealmente deveriam ser adotadas no decorrer do processo de desenvolvimento de software.

Sou muito velho para aprender a programar? ›

Mas é perfeitamente possível você aprender a programar em qualquer idade, você só precisa aprender do jeito certo. Existem muitos programadores de mais idade que no decorrer de suas carreiras tiveram que passar de uma linguagem de programação para outra. Eu mesmo tive que passar por isso.

Quais as principais habilidades exigidas? ›

Conheça quais são as sete habilidades profissionais exigidas
  • 1) Autoconhecimento. Como mencionamos acima, escolher uma profissão é um grande desafio, acompanhado por diversas pressões individuais e sociais. ...
  • 2) Inteligência emocional. ...
  • 3) Flexibilidade. ...
  • 4) Criatividade. ...
  • 5) Versatilidade. ...
  • 6) Comunicação. ...
  • 7) Pensamento crítico.

Quais são os 5 tipos de software? ›

Tipos de software e o seu objetivo?
  • Software aplicativo. São aplicações projetadas para resolver problemas específicos dos usuários.
  • Software de programação. ...
  • Software de sistema. ...
  • Software livre. ...
  • Software proprietário. ...
  • Software freeware.
Jul 29, 2022

Como o software pode ser classificado? ›

- Softwares de Sistemas: permite que o usuário interaja com o computador e suas partes. Ex: firmware, drivers, etc. - Softwares Aplicativos: permite que através de seu uso, o usuário faça uma tarefa específica. Ex: editores de texto, planilhas eletrônicas, etc.

O que é o software de exemplos? ›

Todo programa em seu computador, celular, tablet, smart TV, console de videogame, set-top box e etc. é um software, seja ele um editor de textos, um navegador, um editor de áudio ou vídeo, um jogo, um app de streaming e por aí vai.

Por que é difícil entender requisitos? ›

Por que é difícil entender os requisitos? Funções que o sistema deve fornecer. Como o sistema deve reagir a entradas específicas. Como o sistema deve se comportar em determinadas situações.

Qual a diferença fundamental entre BPMN e UML? ›

Resumindo, a diferença fundamental entre UML e BPMN é de perspectiva: UML é orientado a objetos, enquanto BPMN é orientado a processos.

Quais são as ferramentas case? ›

  • Plataforma Eclipse;
  • Software BizAgi;
  • Aplicação Redmine;
  • Sistema Subversion;
  • Framework JUnit;
  • Ferramenta Sonar.

O que é qa e Dev? ›

QA versus DEV

Observando pela ótica dos desenvolvedores, existe uma breve percepção de que os QAs são contratados para encontrar os problemas e erros cometidos na implementação de um software, já que os QAs têm, justamente a função de reportar para os Devs algo que não está dentro do esperado.

O que é um Fullstack? ›

Um desenvolvedor full stack é aquele que desenvolve aplicações e softwares completos, desde o back-end até o front-end. Isto quer dizer que ele domina tanto as linguagens de programação quanto as tecnologias web, criando aplicações do zero e também integrando-as com outras ferramentas existentes.

Quais são os 4 estágios do DevOps? ›

Ciclo DevOps: conheça cada fase do ciclo de vida e como funcionam
  • Desenvolvimento. A primeira fase do ciclo de vida DevOps é o desenvolvimento. ...
  • Teste contínuo. Outra fase do ciclo DevOps é o teste contínuo. ...
  • Integração contínua. ...
  • Implantação contínua. ...
  • Monitoramento.

Quais são os três pontos importantes da qualidade de software? ›

Conhecido como Fatores da Qualidade, estes fatores avaliam o software em três pontos distintos: Transição do Produto, Revisão do Produto e Operação do Produto.

Quais são os três tipos de software e suas características? ›

SOFTWARE DE TUTORIAL: São programas que auxiliam o usuário de outro programa, ou ensine a fazer algo sobre determinado assunto. SOFTWARE DE JOGOS: São Softwares usados para o lazer, com vários tipos de recursos. SOFTWARE ABERTO: É qualquer dos softwares acima, que tenha o código fonte disponível para qualquer pessoa.

O que são fatores de qualidade de software? ›

Assim, a noção de qualidade de software pode ser descrita por um grupo de fatores: confiabilidade, eficiência, facilidade de usar, modularidade, legibilidade, etc. Podemos classificar estes fatores em dois tipos principais: externos e internos.

Quais as 3 fases genéricas de um processo de software? ›

Existem 3 fases básicas de um ciclo de software: definição, desenvolvimento e operação. Deve-se conhecer a situação atual e fazer a identificação do problema para buscar uma resolução do mesmo.

Como é feito o software? ›

O software é um produto virtual, que consiste essencialmente em um conjunto de códigos – instruções escritas em determinada linguagem da computação. Quando o usuário vai utilizar um software, porém, ele não enxerga códigos.

O que são processos metodologias de desenvolvimento de software? ›

As metodologias de desenvolvimento de software consistem, basicamente, no conjunto de abordagens que podem ser utilizadas para a criação de sistemas de processamento de dados. O sucesso de qualquer projeto voltado à elaboração de software depende diretamente da escolha da metodologia mais adequada.

Quais são as fases do desenvolvimento de um sistema? ›

Projeto ou Análise, codificação, testes, Implantação, treinamento e manutenção.

Quais são os processos de desenvolvimento dos sistemas de informação? ›

desenvolvimento de sistemas

Quatro etapas para a construção de um sistema de informação: • Definição e entendimento do problema. Desenvolvimento de soluções alternativas. Avaliação e escolha de soluções. Implementação da solução.

Quais as 5 fases do processo de desenvolvimento de software tradicional? ›

Quais são as etapas do processo de desenvolvimento de software?
  • Análise econômica. A primeira etapa do desenvolvimento de software é a análise econômica, ou análise financeira do projeto. ...
  • Levantamento e análise de requisitos. ...
  • Design do projeto. ...
  • Implementação. ...
  • Teste. ...
  • Suporte, manutenção e atualização.
May 6, 2022

Quais os tipos de gestão de processos? ›

Quais são os principais tipos de gestão de processos organizacionais?
  • Gestão funcional de processos organizacionais.
  • Gestão sistêmica dos processos organizacionais.
  • Arquitetura de processos.
  • Mapeamento de processos.
  • Padronização de processos.
  • Modelagem de processos.
  • Transformação de processos.
  • Controle de processos.

Videos

1. Introdução ao processo de software
(Unimble)
2. Modelos de Processo de Software
(Jadir Mendonca)
3. Produto e Processo de Software
(Audir Costa)
4. Modelos de ciclo de vida e processo de software
(Fabiane Benitti)
5. Engenharia de Software, A Crise de Software e Processos de Desenvolvimento de Software
(Professor Deividson Okopnik)
6. Aula 3 - O Processo de Desenvolvimento de Software
(Francisco Cesar Info)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Carlyn Walter

Last Updated: 04/20/2023

Views: 6032

Rating: 5 / 5 (70 voted)

Reviews: 85% of readers found this page helpful

Author information

Name: Carlyn Walter

Birthday: 1996-01-03

Address: Suite 452 40815 Denyse Extensions, Sengermouth, OR 42374

Phone: +8501809515404

Job: Manufacturing Technician

Hobby: Table tennis, Archery, Vacation, Metal detecting, Yo-yoing, Crocheting, Creative writing

Introduction: My name is Carlyn Walter, I am a lively, glamorous, healthy, clean, powerful, calm, combative person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.