O que é um logotipo de marca nominativa | Tailor Brands (2023)

O que é um logotipo de marca nominativa | Tailor Brands (1)

Início » Blog » O que é um logotipo nominal e quando usar um para a sua marca?

Você é proprietário de um pequeno negócio que tem uma abordagem simples e descomplicada?

Se brilhos e purpurinas não são a sua onda, então é o seu dia de sorte! Encontramos o tipo de logotipo perfeito para você.

Logos nominais são representantes atemporais de companias em todas as indústrias, exceto se você estiver no mercado da alta tecnologia, moda, imobiliário, alimentício ou em um nicho tão específico que não existe uma palavra para descrevê-lo.

O que é um logotipo da marca nominativa?

Também conhecidos como “logotipos”, logos nominais são puramente baseados em letras e aparece somente o nome do negócio. Sem imagens, ícones ou mesmo emblemas; logos nominais são reduzidos às vezes até à iniciais de uma a três letras.

No entanto, reduzidos não quer dizer que são entediantes ou chatos. Ao contrário, estes logos ajudam a aumentar o reconhecimento da marca, e muitas vezes não sem de moda porque são atemporais e versáteis.

O fato é que algumas das mais famosas marcas do mundo usam logos da marca nominativa. Pense em Google, Coca-Cola, FedEx ou qualquer um desses:

O legal dos logos nominais é que eles não precisam de milhões de elementos de design para que se destaquem; eles são memoráveis por sua simplicidade, e se desenhados corretamente podem ser legíveis em qualquer mídia ou tamanho de logo.

No entanto, para criar um logo nominal que transmite a mensagem da empresa satisfatoriamente, existe um fator que você absolutamente deve levar em consideração.

A parte mais importante do design de uma marca nominativa

O que é um logotipo de marca nominativa | Tailor Brands (2)

É isso mesmo – a fonte selecionada é a chave para criar um logo nominal que transmita a personalidade do seu logo, ao invés de confundir a audiência com mensagens conflitantes.

As pessoas têm diversas associações com o formato das letras, e temos uma tendência a conectar estilos específicos com palavras, características e objetos. É por isso que as fontes conferem muita personalidade e impactam muito a forma com a qual seu público alvo enxerga sua marca.

Antes de começar a buscar uma fonte para seu logo nominal, vamos revisar um pouco da terminologia tipográfica:

Peso – quão fino ou grosso são as letras da fonte. Pense em negrito, itálico, fino etc.

Espaçamento – o espaçamento entre as letras, sendo que maior espaçamento respresenta uma distância maior entre os caractéres.

Caixa alta ou baixa – maiúscula ou minúscula, tudo em maiúscula versus tudo em minúscula, ou primeira letra maiúscula.

Um logotipo da marca nominativa todo em maiúsculas e em negrito confere uma aparência de seriedade e firmeza. Um logo com letras finas e espaçadas fica interessante e legível (apesar de que espaçamento demais dá um efeito incômodo). Portanto, é importante pensar na mensagem que você quer transmitir à sua clientela conforme você experimenta com os diferentes elementos tipográficos.

Além disso, existem quatro famílias de fontes principais utilizadas no design de logos: serifadas, sem serifa, serifadas grossas e cursivas. Enquanto a maior parte dos logos usa as fontes serifadas ou não-serifadas tradicionais, fontes cursivas ou serifadas grossas podem transmitir um visual elegante ou até mesmo despojado.

Antes de desenvolver seu próprio logo nominal, vale a pena conferir quais foram as escolhas da concorrência para ver como eles utilizaram as diferentes fontes para revelar as características de suas marcas.

Quando utilizar um logo nominal para sua marca

Por causa da falta de ícones e imagens, muitas pessoas temem que logos nominais fiquem muito sem graça. Vamos te mostrar porque isso não é verdade abaixo. Porém, enquanto isso, aqui estão alguns casos nos quais você deve pensar em usar um logo nominal para representar seu negócio:

Se seu negócio é novo. Quando você está começando a expor seu empreendimento ao mundo, não é uma má ideia ir direto ao ponto com seu logo. Começar com um logo nominal te permite ir construindo aos poucos o reconhecimento da sua marca, conforme seu público associa seu negócio com a fonte e as cores da sua identidade visual. Assim que ficar mais conhecido, você pode decidir encurtar o nome para apenas um logo de monograma, porém mantenho a tipografia e as cores.

Se você tem um negócio com nome curto, limitado a apenas uma palavra. Se um logo nominal é muito comprido, o design parece poluído e ficará difícil utilizá-lo em superfícies menores e telas. Em outras palavras, nomes muito longos impactam a versatilidade do logo nominal.

Se o nome do seu negócio é diferente. Os logos enfatizam o diferencial do seu negócio, o que pode ser difícil de alcançar sem ícones que transmitam esta ideia. Mas um nome único pode te destacar muito da competição e um logo nominal pode fazer seu nome se fixar na mente dos seus consumidores.

Se você não tem medo de usar cores. Apesar das fontes serem o elemento-chave dos logos nominais, as cores não devem ser menosprezadas. Um pouco de cor pode ser a diferença entre um logo nominal sem graça e um que não sai da cabeça de ninguém. Considere combinar uma fonte clássica a uma mistura de cores interessante, ou uma paleta de cores contrastantes para destacar o nome do seu negócio.

Exemplos de logos da marca nominativa

Vamos dar uma olhada como 9 empresas em diferentes indústrias utilizaram o logo nominal para apresentar a personalidade de suas marcas.

Um relacionamento descomplicado

Logos nominais transmitem profissionalismo e eles fazem com que as marcas que representam parecerem distintas. Simplicidade é uma vantagem aqui, tendo uma aparência clean que sugere e transmite confiança. Você pode também adicionar um toque elegante através da fonte ao mesmo tempo que mantém o design básico (como demonstrado no logo à direita).

Seleção de fontes

O que é um logotipo de marca nominativa | Tailor Brands (3)

Lembra quando falamos sobre expessura das fontes? Bom, Alguns logos usam uma combinação de letras finas e grossas para criar um design assimétrico e artístico. O contraste é uma poderosa ferramenta de design e pode resultar em bastante trabalho, inclusive na própria fonte.

Um pouco de diversão

O que estes dois logos tem em comum? De início, ambos optam por fontes não tradicionais, bordas arrendondadas e letras maiúsculas grossas. Porém, como são mais ousadas na forma, são mais conservadoras com as cores equilibrando sua peculiaridade com branco simples.

Ao por um destes logos em um fundo monocromático, o olho e a atenção do consumidor automaticamente se voltam ao nome do negócio – que é o objetivo de uma logomarca!

Tamanho sim importa

Na hierarquia do design, elementos de maior tamanho chamam mais rapidamente a atenção do que os elementos menores que se encontram ao redor. Nesta linha de pensamento, uma forma de tornar um logo nominal mais interessante é mudar o tamanho de uma das letras do logo. Isso pode acontecer isolando uma das letras e pondo o restante em uma linha separada, ou botando a parte mais importante do nome do negócio em letras maiores como ilustrado acima.

E se realmente quiser sair da caixinha, você pode utilizar uma fonte que alterna o tamanho de cada letra e letra. Veja como este logo da área medicinal conseguiu fazer isto:

O que é um logotipo de marca nominativa | Tailor Brands (4)

O que é um logotipo de marca nominativa | Tailor Brands (5)

Há mais em uma fonte do que apenas suas letras; você tem todos os tipos de caracteres à sua disposição! Embora pontuar logotipos não seja necessariamente uma prática de design recomendada, há casos em que isso pode ajudar a destacar sua marca.

Veja o logo desta professora de matemática: ela usou uma fonte que lembra letras em um quadro-negro e o símbolo de adição que explica exatamente o que ela faz.

Agora é com você

Logos nominais é o primo simples dos logos, mas não pode ser subestimado. Com atanção aos detalhes e a fonte correta, você pode criar um logo inteligente, versátil e cheio de personalidade.

Pronto para começar a projetar seu próprio logotipo de marca nominativa? Experimente nosso criador de logotipo agora.

24 logotipos abstratos que chamam sua atenção

Logotipos de Mascotes – O que são e quando usá-los

Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Msgr. Benton Quitzon

Last Updated: 12/21/2022

Views: 5418

Rating: 4.2 / 5 (63 voted)

Reviews: 86% of readers found this page helpful

Author information

Name: Msgr. Benton Quitzon

Birthday: 2001-08-13

Address: 96487 Kris Cliff, Teresiafurt, WI 95201

Phone: +9418513585781

Job: Senior Designer

Hobby: Calligraphy, Rowing, Vacation, Geocaching, Web surfing, Electronics, Electronics

Introduction: My name is Msgr. Benton Quitzon, I am a comfortable, charming, thankful, happy, adventurous, handsome, precious person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.